sexta-feira, 13 de maio de 2011





A aqueles que não toleramos, nos afastamos e até se possível, não queremos estar nunca com eles.



Estranha atitude nossa. De modo geral, aqueles que não toleramos, está sempre o nosso olhar crítico e temos neles, tudo aquilo que nos irá direcionar ao que realmente somos.A Vida é um escola, em que as facilidades, dão oportunidades de acomodação ou mesmo estacionar no crescimento de nossas ações em prol da ajuda ao próximo.



Por isso, o tolerar esse ou aquele que nos incomoda, faz-nos recuar e nos voltar para as pessoas que dominamos com facilidade.Tolerar faz parte de termos conhecimento de que podemos e devemos entender o porquê da repulsão de certas pessoas e de estarmos na sua companhia.



A luz se acende no fundo de nossas consciência cósmica e se tivermos a serenidade de buscarmos remotas vivências anteriores, iremos compreender o que está ocasionando tal situação.



Na tolerância, aprendemos a contornar o nossos próprios defeitos, pois na verdade ela retrata tudo aquilo que somos, na essência do orvalho sob a luz, na ótica divina, do filme vivenciado na vida presente e passada.O passado esquecido mas sempre relembrado, na seqüência do nosso equilíbrio emocional e moral, através da intolerância que temos com fulano ou beltrano, é algo que precisamos reparar na existência presente sob o vaso físico.



Julgamos e prejulgamos nosso próximo, como se fôssemos o juiz do Universo, e sabemos que jamais podemos fazer isso e quem de nós, atira ou vai atirar a primeira pedra, no momento de acusação. Tal a passagem bíblica do Evangelho de Jesus com Maria Madalena.



(CONTINUA)




13 comentários:

  1. Bom dia queridos amigos e amigas.
    Estou enviado o décimo terceiro capítulo de
    O ORVALHO SOB A LUZ, A Tolerância,
    que foi postado no Jornal Online de Mato Grosso do Sul hoje.
    http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=3267
    QUERIDAS MÃES, MEU ABRAÇO E MUITA PAZ NESSE DOMINGO.
    Aceite um imenso abraço amigo e fraterno.
    Dilson Macedo..
    O ORVALHO SOB A LUZ.
    13. A TOLERÂNCIA.
    "Tratar todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem". ( Lucas- Cap. VI - v. 31)
    Todos nós, encarnados e desencarnados, carregamos dentro de nossas consciências cósmicas uma bagagem de muitos alentos, aprendizados, deslizes e que nos decorrer de uma existência ou mais, seja terrena ou no plano espiritual, temos que reaver todas as qualidades inatas de um ser em evolução em busca da perfeição.
    Em muitos casos, somos por nós mesmos considerados, vítimas de má sorte; raramente, aceitamos o conteúdo resgatável de nossas vidas. Até questionamos de que não é dessa ou daquela maneira que temos que viver. Lógico, que sempre podemos viver dentro de um padrão vibratório satisfatório, se procurarmos dentro do Estudo do Evangelho de Jesus, todas as nossas obrigações e deveres na condução de nossas vidas.
    Nossas conquistas são graduais e podem ser obtidas no de curso de nossas dores, sofrimentos, desafetos que precisamos abrir os espaços do amor divino em nossos corações.Confundimos muito os desejos da carne com os desejos do espírito.Achamos sempre que nossos prazeres materiais nos darão uma tranqüilidade suficiente e farta de recursos, mas desnecessários, se assim podemos afirmar, no crescimento espiritual.
    Todos, sem exceção têm a sua oportunidade na vida e até, muitos de nós, numa só existência, caímos e levantamos muitas vezes, diante do sucesso ou insucesso de nossas incursões em busca do bem-estar.
    Difícil é saber como equacionar o binômio, carne e espírito.
    (continua)

    ResponderExcluir
  2. Amas, talvez, a muitos que ainda não te entendem.

    Continua a servi-los mesmo à longa distância.

    Não te encontras no mundo a fim de consertá-los.

    Nossa maior tarefa é a corrigenda em nós.

    Se te ferem ou atacam ora por todos eles.

    Deus cuidará dos outros como zela por nós.

    ***********************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  3. Não viva pedindo orientação espiritual, indefinidamente.
    Se você já possui duas semanas de conhecimento cristão, sabe, à saciedade o que fazer.
    *
    Não gaste suas energias, tentando consertar os outros de qualquer modo.
    Quando consertamos a nós mesmos, reconhecemos que o mundo está administrado pela Sabedoria Divina e que a obrigação de cooperar invariavelmente para o bem é nosso dever primordial.
    *
    Não acuse os Espíritos desencarnados sofredores, pelos seus fracassos na luta.
    Repare o ritmo da própria vida, examine a receita e a despesa, suas ações e reações, seus modos e atitudes, seus compromissos e determinações, e reconhecerá que você tem a situação que procura e colhe exatamente o que semeia.
    *
    Não recorra sistematicamente aos amigos espirituais quanto a comezinhos deveres que lhe competem no caminho comum.
    Eles são igualmente ocupados, enfrentam problemas maiores que os seus, detem responsabilidades mais graves e imediatas, e você, nas lutas vulgares da Terra, não teria coragem de pedir ao professor generoso e benevolente que desempenhasse funções de ama-seca.
    *
    Não espere a morte para solucionar as questões da vida, nem alegue enfermidade ou velhice para desistir de aprender, porque estamos excessivamente distantes do Céu.
    A sepultura não é uma cigana, cheia de promessas miraculosas, e sim uma porta mais larga de acesso à nossa própria consciência.
    *****************************
    André Luiz

    ResponderExcluir
  4. Luismar:

    A maior realização que cabe a Você é, sem dúvida, a formação intelecto-moral da personalidade de seu filho. Trabalho este de todos os dias, de todas as horas, de todos os instantes e que requer a sua própria transformação, no afã de ser tornar, tanto quanto possível, um exemplo vivo de conduta para assegurar o desempenho bem-sucedido de sua missão materna. Isto lhe exige, infatigavelmente, diuturno esforço de auto-educação tomando por Mestre o único que verdadeiramente o é - Jesus.

    Tal mister não é obra que se realize somente com palavras, nem é lição que se dê teoricamente e muito menos conhecimento que se transmita ao cérebro. Será, em realidade, resultado de um amor equilibrado, escoimado de egoísmo, amor de teor educativo. Será, ainda, resultado de um ambiente, no lar, de paz e harmonia, de candura e cordura, de compreensão e serenidade, de um ambiente espírita-cristão, que Você prodigalize a seu filho, induzindo-o, sem que ele nem sempre o perceba, a substituir os defeitos de que seja ainda portador, por virtudes que, no presente, sua condição de mãe o ajudará a adquirir e desenvolver. Será, assim, por força das circunstâncias e dever de ofício, resultado de Você poder enfrentar e saber resolver situações, quaisquer que sejam, que se lhe apresentem na esteira do tempo. Seu filho acompanha-lhe os passos, os movimentos - palavras, gestos, atitudes, tudo que Você faz ou deixa de fazer. É a educação pelos bons exemplos. Se é o que de bom e melhor lhe apraz passar, em benefício da estruturação do caráter dele, o mérito é todo seu e de mais ninguém. Os meios e modos de agir corretamente, de que se fizer detentor, serão marcos luminosos ao longo do percurso de sua trajetória terrena.

    Mas, veja bem, se incorreto e impróprio o lastro de material que lhe foi passado, o caso muda de figura.

    Como conseguir que seu filho adquira calma, se a sua postura de mãe lhe dá demonstração de irritação?

    ResponderExcluir
  5. Como pretender possa ele cultivar tolerância, se Você se mostra intolerante com suas travessuras de criança e até mesmo ante peraltices de seus amiguinhos?

    Como pressupor seja sincero e leal, se a surpreende faltando com a verdade?

    Como intentar seja compreensivo e condescendente, se lhe nota intransisgência em quantos manifestem opiniões contrárias às suas?

    Como desejar desenvolva espírito de humildade, se lhe dá evidentes mostras de orgulho?

    Como almejar possua senso de justiça, se frequentes vezes repreende-o, ao invés de dispensar-lhe mais orientação e esclarecimento e, o que é pior, se ao castigá-lo nem sempre o faz por motivo justo?

    Se é o que, porventura, tem feito em prejuízo da formação do caráter de seu filho - releve-me que lho diga -, a responsabilidade é toda sua e a mais ninguém deve culpar senão a si mesma. É a deseducação pelos maus exemplos. Os meios e modos de agir desacertamente, de que ele se fizer detentor, serão espinhos e pedrouços ao longo do percurso de sua jornada terrestre.

    Se a Você foi conferido o privilégio do dom da maternidade, esteja certa de que forças extraordinárias, emanadas do magnânimo Espírito de Maria - Aquela Mãe que soube colocar a Vontade de Deus acima da sua, do imensurável Amor pelo Filho -, hão de sustentar-lhe a alma, tornando-a capaz de, malgrado presumíveis deficiências e fraquezas humanas, realizar junto ao rebento de seus amores os sacrifícios de sua condição materna, educando-se e educando-o.

    Outro não é senão este o primordial mister de precípua finalidade de tão árdua missão, devolvendo a Deus, aformoseado e enobrecido, o filho que lhe foi confiado para, objeto de zelos e desvelos, ser trabalhado pelas suas abençoadas mãos.

    Passos Lírio

    ResponderExcluir
  6. Complementando "Mensagem do dia", acompanhe o Blog:
    http://betemensagemdodia.blogspot.com/
    Onde encontres a discórdia,
    considera que o Senhor te convidou para a sementeira da paz.
    Se o ódio aparece onde estejas,
    lembra-te de que o Céu te chamou para o cultivo do amor.
    Criatura humana, entre criaturas humanas, não fales, porém, de paz e amor qual se já residisses no plano dos anjos.
    Para cumprir a tarefa que te cabe,
    é necessário consigas atingir o coração dos semelhantes.
    E se acenderes a luz da humildade no óleo da paciência, Deus te mostrará o caminho.
    ******************************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  7. As provas na Terra apresentam sempre o lado de luz de que são mensageiras.
    Entretanto, para observá-lo, urge reconhecer os sinônimos espirituais de que essas mesmas provas se revestem, como sejam:

    encargo difícil - privilégio;

    dever cumprido - senda libertadora;

    rotina - conquista de competência;

    solidão - tempo de pensar;

    contratempo - aviso benéfico;

    contrariedades no cotidiano - treino de paciência;

    tribulação de improviso - socorro específico;

    moléstia súbita - apoio de emergência;

    lesão congênita - corrigenda no espírito;

    adversários - fiscais proveitosos;

    crítica - apelo a burilamento;

    censura - convite a reajuste;

    ofensa - invocação à tolerância;

    menosprezo - teste de amor;

    tentação - curso de resistência;

    fracasso - necessidade de revisão;

    lar em discórdia - área de resgate;

    parente complexo - dívida em cobrança;

    obstáculo social - ensino de humildade;

    deserção de afetos - renovação compulsória;

    golpes - aulas para discernimento;

    desilusão - visita da verdade;

    prejuízo - identificação de pessoas;

    decepções - informes claros;

    renúncia - rumo certo;

    crise - aferição de valor;

    sacrifício - crescimento espiritual;

    Meditemos na significação oculta dos problemas com que somos defrontados no mundo e saibamos aproveitar, enquanto no Plano Físico, a nossa abençoada escola de elevação.
    ********************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  8. Pondera sempre quanto às súplicas que faças aos Céus nas preces habituais.

    Recorda muitas das solicitações que fizeste a Deus, há dez anos passados, e imagina quanto bem te fez a Divina Providência, ao recusar em silêncio aquilo que pediste.

    O não de Deus hoje é sempre o nosso maior bem de amanhã.
    **********************************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  9. Há, sim, muitos companheiros errados.
    Ninguém nega.
    *
    Esse, que te protegia a confiança, desabou, à maneira de tronco pesado, sobre a plantação, ainda frágil, de tua fé.
    *
    O outro, que te parecia invulnerável no desassombro, acovardou-se e fugiu.
    *
    Conheceste os que pregavam generosidade, agarrando-se à avareza, e notaste os que falavam em virtude, a tombarem no vício.
    *
    Situavas a fonte do consolo em vários amigos, que acabaram no desespero e recolhias orientações de outros tantos, que se afundaram na corrente das sombras, quais barcos a matroca.
    *
    Em muitos casos, trocaste entusiasmo por desalento e admiração por repugnância.
    *
    Diante de semelhantes problemas, é natural te sintas entre a mágoa e a revolta.
    *
    No entanto, entra no santuário de ti mesmo procurando compreender a nossa obrigação de auxiliar e servir, e reflete nas exigências de evolução.
    *
    Coloca-te no lugar da criatura em dificuldade e enumera quantas vezes tens sido providencialmente auxiliado, para não caíres em tentação.
    *
    Medita nas horas em que os pensamentos infelizes te dominam a alma;
    nos momentos em que tropeças e cais;
    nas ocasiões em que te enganas e sofres;
    nos instantes em que lastimas as faltas que não desejarias cometer;
    e se te sentes longe da possibilidade de errar e integralmente livre de toda culpa, poderás, então, ouvir, de novo, a lição de Jesus e atirar a primeira pedra.
    **********************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  10. Dizes que chegaste a extremo cansaço...
    Sofres sob o peso de moléstia implacável...
    Choras a ausência de pessoas queridas...
    Ampliou-se-te a carga de obrigações...
    Lutaste por muito tempo, sem encontrar a realização de teus mais altos ideais...
    A incompreensão alheia te trouxe problemas difíceis de resolver...
    Companheiros debandaram...
    Prejuízos te marcam os dias...
    Provações chegaram de improviso...
    Afirmas que a solidão te acabrunha...
    Declaras que tudo perdeste...
    Entretanto, não te rendas ao desespero...
    Lembra-te:
    ainda tens Deus.
    *********************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  11. A Caminho.......

    A caminho, não retrocedas.
    Não te desvies da senda.
    Não estaciones à margem, lamentando.
    Nem te distraias em excesso, olhando a paisagem.
    Diminui as tuas queixas.
    Em toda estrada, existem pedras e espinhos.
    Cada viajor ao teu lado é um mundo de emoções diferentes
    Habitua-te a ouví-los, sem permitir que te desalentem.
    Não ignores quem te estenda as mãos.
    Mesmo àquele que se revele em maior necessidade o auxílio aos outros é sempre possível.
    Não queiras que tudo venha a ti.
    Um sorriso não te custa nada.
    Um gesto de solidariedade é uma ponte sobre o abismo.
    A caminho, passo a passo, segue adiante.


    Vigiai e Orai
    Carlos A. Baccelli / Irmão José

    Muita Paz e Luz a todos

    ResponderExcluir
  12. Alma Gêmea
    (de Públio para Lívia)

    Alma gêmea da minhalma,
    Flor de luz da minha vida,
    Sublime estrela caída
    Das belezas da amplidão!...

    Quando eu errava no mundo,
    Triste e só, no meu caminho,
    Chegaste, devagarinho,
    E encheste-me o coração.

    Vinhas na bênção dos deuses,
    Na divina claridade,
    Tecer-me a felicidade
    Em sorrisos de esplendor!...

    És meu tesouro infinito,
    Juro-te eterna aliança,
    Porque sou tua esperança,
    Como és todo o meu amor!

    Alma gêmea da minhalma,
    Se eu te perder, algum dia,
    Serei a escura agonia
    Da saudade nos seus véus...

    Se um dia me abandonares,
    Luz terna dos meus amores,
    Hei de esperar-te, entre as flores
    Da claridade dos céus...

    Emmanuel
    (Do livro "Há Dois Mil Anos, FCXavier)
    (IV - Tragédias e esperanças, 275)

    ResponderExcluir
  13. Queixas-te, por vezes, de “azar” ou “má sorte”.
    Notas azedume e irritação nos outros, por onde vás.
    Ignoramos se já sabes que somos espelhos uns dos outros.
    Cada um de nós vê nos companheiros as imagens uns dos outros.
    Mas não projetamos apenas a nossa imagem.
    Arrojamos de nós, igualmente, as nossas disposições mais íntimas.
    Se nos aproximamos de alguém, transportando alegria ou aborrecimento, simpatia ou aversão, a pessoa ou as pessoas que nos cercam passam, de imediato, a retratar-nos as disposições psicológicas.
    Não te digas sem amigos e sem caminhos, à maneira de alguém que vive no mundo, diante de portas fechadas.
    Acende a luz do sorriso na própria face e deixa que a bondade e a compreensão te orientem os modos e as palavras.
    Trata aos outros como desejas que os outros te tratem.
    Em seguida, observa os resultados.

    *********************

    Emmanuel

    ResponderExcluir