sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quando o filho pródigo deliberou tornar aos braços paternos, resolveu intimamente levantar-se.

Sair da cova escura da ociosidade para o campo da ação regeneradora.

Erguer-se do chão frio da inércia para o calor do movimento reconstrutivo.

Elevar-se do vale da indecisão para a montanha do serviço edificante.

Fugir à treva e penetrar a luz.

Ausentar-se da posição negativa e absorver-se na reestruturação dos próprios ideais.

Levantou-se e partiu no rumo do Lar Paterno.

Quantos de nós, porém, filhos pródigos da Vida, depois de estragarmos as mais valiosas oportunidades, clamamos pela assistência do Senhor, de acordo com os nossos desejos menos
dignos, para que sejamos satisfeitos?

Quantos de nós descemos, voluntariamente, ao abismo, e, lá dentro, atolados na sombria corrente de nossas paixões, exigimos que o Todo-Misericordioso se faça presente, ao nosso lado, através de seus divinos mensageiros, a fim de que os nossos caprichos sejam atendidos?

Se é verdade, no entanto, que nos achamos empenhados em nosso soerguimento, coloquemo-nos de pé e retiremo-nos da retaguarda que desejamos abandonar.

Aperfeiçoamento pede esforço.

Panorama dos cimos pede ascensão.

Se aspiramos ao clima da Vida Superior, adiantemo-nos para a frente, caminhando com os padrões de Jesus.

―Levantar-me-ei, disse o moço da parábola.

―Levantemo-nos, repitamos nós.
........................
Emmanuel

12 comentários:

  1. Não adianta a transformação aparente da nossa personalidade na feição exterior.

    Mais títulos, mais recursos financeiros, mais possibilidades de conforto e maiores considerações sociais podem ser simples agravo de responsabilidade.

    Renovemo-nos por dentro.

    É preciso avançar no conhecimento superior, ainda mesmo que a marcha nos custe suor e lágrimas.

    Aceitar os problemas do mundo e superá-los, à força de nosso trabalho e de nossa serenidade, é a fórmula justa de aquisição do discernimento.

    Dor e sacrifício, aflição e amargura, são processos de sublimação que o Mundo Maior nos oferece, a fim de que a nossa visão espiritual seja acrescentada.

    Facilidades materiais costumam estagnar-nos a mente, quando não sabemos vencer os perigos fascinantes das vantagens terrestres.

    Renovemos nossa alma, dia a dia, estudando as lições dos vanguardeiros do progresso e vivendo a nossa existência sob a inspiração do serviço incessante.

    Apliquemo-nos à construção da vida equilibrada, onde estivermos, mas não nos esqueçamos de que somente pela execução de nossos deveres, na concretização do bem, alcançaremos a compreensão da vida, e, com ela, o conhecimento da "perfeita vontade de Deus", a nosso respeito.
    ***************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  2. No descanso da fé você encontrará o sustento de Deus. Aprenda isso com o seu Mestre. Conforme o relato de Marcos, Jesus estava triste com a morte de João Batista, por isso se retirou para um lugar deserto. Contudo, uma multidão o seguiu e compadecido dela, o Senhor ministrou-lhes a palavra de Deus. “Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada; despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer” (Mc 6.35,36). Note que os discípulos tinham sensibilidade para a necessidade, mas não tinham fé para suprí-la. Jesus, então, aproveitou a oportunidade para ensinar-lhes algo extraordinário. É preciso ver além da dificuldade. Jesus disse-lhes: “Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer?” (v.37). Os discípulos não conseguiam imaginar como era possível obedecê-lo, mas Jesus estava disposto a mostrar-lhes que há oportunidades em meio às impossibilidades. Primeiro, ele buscou pela semente ou pela oferta. Ela é o ponto de partida para a realização do milagre. Ele disse: “Quantos pães tendes? Ide ver. E, tendo-se informado, responderam: Cinco pães e dois peixes” (v.38). Ele então ordenou que todos se sentassem na relva. Era uma forma de ensinar-lhes um princípio de fé: primeiro vem o descanso, depois o sustento. Por isso você precisa confiar em Deus! Ele tem um método certo para abençoar você, ou seja, semeie, espere e colha! Davi mencionou que primeiro devemos nos deitar nos pastos verdejantes para depois comermos na mesa que o Senhor colocará na presença dos nossos inimigos (Sl 23.2,5). Ele é o Bom pastor, por isso nada te faltará! A sua oferta se multiplicará e por fim você terá mais do que no princípio.

    ResponderExcluir
  3. A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos.
    Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos.
    O que me seduz em Jesus é quando eu descubro que nEle havia uma capacidade imensa de olhar dentro dos olhos e fazer que aquele que era olhado reconhecer-se plenamente e olhar-se com sinceridade.
    Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito.

    (Pe.Fábio de Melo)

    ResponderExcluir
  4. Se és assim... estão és um Homem.
    SE – (“If...”, de Rudyard Kipling)



    Se conservas a calma quando em volta de ti

    Estão todos a perdê-la e, por isso, a te culparem;

    Se crês em ti mesmo quando de ti todos duvidam,

    Mas lhes és tolerante por duvidarem assim;

    Se esperas e não ficas cansado de esperar,

    Ou, sendo caluniado, calúnias não dizem teus lábios,

    Ou, sendo odiado, não cedes à senda dessas feras,

    Sem pareceres o bom, nem falares como o sábio;



    Se sonhas – e não fazes dos sonhos o teu mestre;

    Se pensas – e não fazes dos pensamentos tua mira;

    Se quando te encontras com o triunfo e o desastre,

    Esses dois impostores tratas de igual maneira;

    Se suportas ouvir a verdade que dissestes

    Pervertida por patifes que armam ardis aos idiotas,

    Ou observar desfeita as coisas pelas quais a vida destes,

    E abaixas e as reconstróis com ferramentas gastas;



    Se fazes uma pilha de todos os teus sucessos

    E os arriscas num lance de cara ou coroa,

    E perdes e partes outra vez do começo,

    E nunca murmuras nada sobre o que te se esboroa;

    Se forças teus tendões e coração e nervos

    A servirem ao teu lance quando exaustos estão,

    E então persistes quando em ti nada há de enlevo

    Exceto a Vontade de dizer-lhes: “Persistam”;



    Se conversas com corjas e conservas tua virtude,

    Ou caminhas com reis – mantendo o senso comum;

    Se nem amado amigo, nem inimigo te ofende;

    Se todos contam contigo, mas em excesso nenhum;

    Se preenches o minuto para o qual não há perdão

    Com os sessenta segundos do plano que traçastes,

    Tua é a terra e todas as coisas que nela estão,

    E – ainda mais – és um Homem; meu filho!

    ResponderExcluir
  5. Cresça na oração! Ainda que as suas experiências com Deus através da oração sejam satisfatórias, desafiamos você a subir de nível e a crescer em intimidade com o Senhor. A oração é com toda certeza, uma das formas mais completas de buscarmos a face de Deus e de conhecermos ao Senhor com mais profundidade. Embora algumas pessoas façam da oração um mero formalismo ou um meio de manterem a sua religiosidade, a oração bíblica é uma forma poderosa de relacionamento com Deus e um meio de participarmos da obra que Ele está realizando na terra. Muitos utilizam a oração apenas para pedir coisas para Deus. Realmente, pedir é a chave para receber e não é pecado pedir a Deus. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7.7,8). Contudo, podemos ir além do “abençoa-me” e sair do nível da petição para dizer a Deus “abençoa-lhes”. Este é o nível da intercessão. Certa vez, o profeta Isaías declarou o desagrado do Senhor porque “viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve” (Is 59.16). Jesus Cristo veio ao mundo como o Salvador de toda a humanidade. Ele intercedeu a Deus pela nossa salvação (Is 53.12), e ainda hoje intercede por nós em seu trono de glória. O escritor aos Hebreus disse: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles” (Hb 7.25). Seja um cooperador nesta obra. Junte-se ao Espírito Santo e permita que Ele o leve a um nível mais alto de oração. Se você deseja receber o que nunca teve terá de fazer o que nunca fez. Aventure-se com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Não estacione à margem do caminho para acalentar lembranças amargas.

    Qualquer que seja o erro que tenhamos cometido;

    seja esse ou aquele desgosto a causa do que sofremos;

    provas difíceis terão desabado sobre nós;

    estejamos, talvez saindo de quedas escabrosas...

    Entretanto, se quisermos servir em auxílio aos outros, estejamos certos de que a Misericórdia do Senhor nos doará forças para retomar a estrada do bem e prosseguir na jornada de elevação outra vez.
    *****************
    Emmanue

    ResponderExcluir
  7. Você é espelho.
    Quando tudo a sua volta for escuridão,
    use seu brilho interior.
    Quando todos desacreditarem da sua capacidade,
    mostre a sua força e insista um pouco mais.
    Quando tudo parecer mais forte e te sufocar,
    mire no seu objetivo e continue lutando.
    Desistir de um plano, de uma meta ou objetivo, é ficar andando em círculos.
    É como recomeçar em uma longa estrada…

    Não ouça os pessimistas, acredite na sua idéia, na sua força.
    Poucos são aqueles que fazem previsões otimistas, a grande maioria aposta na derrota.
    Faça a diferença!
    Existem milhares de médicos, psicólogos, contadores, advogados, mas você é único, e pode criar um diferencial na sua profissão, seja pela simpatia, pela competência, pela inovação. Seja diferente, seja moderno, seja aberto ao mundo.
    Resolva-se interiormente: decida-se por um objetivo e concentre todos os seus recursos nessa conquista.
    Ninguém resiste aos determinados.
    Não aceite a suituação como lhe aparece. Limpe a sua mente, fuja da miséria.
    Para terminar, lembre-se: Deus é abundância. Deus é prosperidade, é alegria, é vida, não se contamine com a dor, com a doença, com a pobreza.
    Não aceite uma vida triste, sem cor, sem amor, sem saúde, sem dinheiro, sem respeito.
    Você nasceu para brilhar, para vencer, para mostrar aos outros o que é viver em harmonia com a vida, com Deus e com você mesmo.
    Seja espelho da alegria, afinal de contas, você é Filho do Homem!
    Eu acredito em você!

    Paulo Roberto Gaefke

    ResponderExcluir
  8. Se alguém te ofendeu, perdoa sem delonga.

    Se feriste a outrem, reconsidera o gesto impensado e solicita desculpas, de imediato.

    Ressentimento e remorso são atitudes negativas, gerando azedume e abatimento, suscetíveis de arrasar-nos o máximo de forças.

    Deixa que a luz da compreensão te guie as palavras e não admitas que o desequilíbrio se te instale no mundo intimo.

    De alma contundida pela manifestação infeliz de alguém, esquece para logo o choque sofrido e se houveres, porventura, farpeado os sentimentos dessa ou daquela pessoa, pede-lhe perdão, com o reconhecimento da própria falta.

    A desarmonia espiritual, quando não extinta no nascedouro, cria perturbações de resultados imprevisíveis, semelhante ao processo infeccioso que, não debelado com a urgência devida, acaba intoxicando todas as forças corpóreas, muitas vezes, carreando a morte prematura.

    É por este motivo, certamente, que Jesus, o Divino Mestre, não apenas nos recomendou:
    “reconcilia-te com o teu adversário”, mas nos esclareceu, de modo convincente, afirmando: “reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás a caminho com ele.”

    ******************

    Emmanuel

    ResponderExcluir
  9. Nos dias de provação maior, quando tudo em torno de ti pareça problema sem solução, arrima-te, mais intensamente, ao próprio trabalho.

    Não compliques a vida com lamentações suscetíveis de prejudicar o caminho dos outros.

    Não dramatizes os obstáculos em que te encontras perdendo tempo.

    Continua agindo e servindo para o bem.

    O teu silêncio falará por ti muito mais.
    ****************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  10. Em meio às confusões de uma crise, centre-se no essencial.

    Cuidado para que as preocupações com o supérfluo não lhe toldem a razão para a visão do capital.

    O maior pecado, o único verdadeiro pecado é não enxergar com precisão, é distorcer a percepção, é perder o senso das proporções, é inverter a ordem das prioridades.

    A chave para as perturbações destrutivas dos inimigos invisíveis é desviar o foco do que interessa para assuntos secundários, levando-se à negligência com o que realmente importa.

    Limpe sua alma dos melindres bobos, das ofensas pessoais, das disputas de ego.

    Concentre-se em seus objetivos.

    Polarize sua atenção em grandes princípios, em metas transcendentes, que vão além das discussões mesquinhas do circunstancial.

    Agindo assim, poderá, realmente, atingir a verdadeira sabedoria, e, com isso, assumir grandes responsabilidades.
    ****************************
    Anacleto

    ResponderExcluir
  11. Se te decidires a praticar compreensão, adiantar-te ás, consideravelmente, no caminho do amor, em direção à paz que se te fará suporte à felicidade.

    Para isso, é imperioso te situes no lugar dos outros; de modo a que não percas tempo, com qualquer julgamento leviano, capaz de arrojar-te em complicações e enganos, por vezes, de lastimável e longa duração.

    Se te observares na condição do agressor, imagina quão valioso se te faria o perdão daqueles a quem houvesse ferido, após reconheceres que te desmandaste num momento de desequilíbrio e loucura.

    Fosses a pessoa encarcerada em penúria e doença e saberias agradecer os gestos espontâneos de quem te doasse alguns minutos de reconforto ou leves migalhas de auxílio.

    Caso te visses no lugar da pessoa caída em tentação, reflete se poderias haver resistido, com mais eficiência, ao assédio das sugestões infelizes.

    Estivesses na posição daqueles que controlam a fortuna ou o poder, a influência ou a autoridades e examina, por ti mesmo, qual seria o teu comportamento.

    Colocando-te na situação dos companheiros em lágrimas que viram partir entes amados, sob a neblina da morte, mentaliza a extensão do sofrimento que te dilapidaria o coração ao perder a companhia daqueles que mais amas.

    De quando a quando, sujeita-te, no silêncio, aos testes dessa natureza, dialogando intimamente de ti para contigo e descobrirás em ti as fontes de renovação espiritual a te nutrirem os sentimentos com novos princípios de tolerância e humanidade.

    Realmente, advertiu-nos Jesus:

    - “Não julgues para não serdes julgados.”

    O Divino Mestre, entretanto, não nos proclamou impedidos de julgar a nós próprios, de modo a revisarmos nossos ideais e atitudes, colocando-nos finalmente a caminho da própria sublimação.
    *****************
    Emmanuel

    ResponderExcluir
  12. Não percas tempo, lamentando:

    O afeto que desertou;
    O parente que te desconhece;
    O dinheiro que perdeste;
    A incompreensão do ambiente;
    A injúria sofrida ou a mágoa de ontem.
    Age, serve e caminha para frente.
    O dia de hoje é uma nova criação de Deus.
    ******
    Emmanuel

    ResponderExcluir