terça-feira, 13 de julho de 2010


"O livro dos Espíritos" - questões 52 à 102
Prezados companheiros,Para acessar o "O livro dos Espíritos" - questões 1 à 51 basta clicar no seguinte link:http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5491340&tid=5467312279107018864&start=1Vamos dar continuação ao nosso estudo então:52. Donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas na Terra?“Do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de uma mesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se assemelharão, quanto ao moral.”53. O homem surgiu em muitos pontos do globo?“Sim e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram.”a) - Estas diferenças constituem espécies distintas?“Certamente que não; todos são da mesma família. Porventura as múltiplas variedades de um mesmo fruto são motivo para que elas deixem de formar uma só espécie?”

Um comentário:

  1. Perg. n. 52

    As diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas na Terra provêm "do clima, da vida e dos hábitos"

    De fato, classificamos as raças como sendo a branca, a negra, a amarela e a vermelha.

    Isso acontece pela coloração da pele que os homens de determinadas regiões do planeta ostentam.

    E essas "cores" ainda apresentam muitas variações.

    A rigor, a branca não é tão branca; a negra não é tão negra; a amarela não é tão amarela; e a vermelha nem é tão vermelha...

    Mas, o homem convencionou assim denominá-las.

    O que importa observar é que as diferenças físicas existentes entre os homens, quaisquer que sejam elas, situam-se no exterior, na aparência das criaturas.

    Interiormente, porém, não há diferenças significativas, senão em certos detalhes e nos casos de anomalias possíveis.

    Todavia, do ponto de vista da presença e funcionamento dos órgãos, e tudo o mais que faz parte da anatomia humana, somos todos iguais.

    Quando os Espíritos se referem a clima, vida e hábitos, estão se reportando aos nossos comportamentos, como ao comportamento do nosso corpo físico, nosso metabolismo etc., que são influenciados principalmente por esses fatores genéricos.

    Penso que não é difícil perceber isso, quando se pensa nas diferenças presentes nas várias regições da Terra, mais acentuadamente nos polos e no equador.

    E ainda se poderiam analisar outros aspectos, penetrando-se mais fundo com a lâmina do raciocínio...

    Mas, penso que para o momento os fatores analisados são suficientes, até porque a intenção não é esgotar os assuntos, embora até houvesse "espaço" para isso.

    ResponderExcluir